Rinoplastia dói?

Rinoplastia dói?

Rinoplastia: Dói muito? Tem que usar talas?

A rinoplastia, também conhecida como cirurgia plástica do nariz, é um procedimento estético popular para melhorar a aparência e/ou a função do nariz. Todavia, muitos ainda consideram a rinoplastia um grande monstro, mas os avanços das técnicas cirúrgicas fizeram com que a rinoplastia deixasse de ser algo sofrido e doloroso como antigamente. 

Hoje em dia, os cirurgiões utilizam técnicas de cirurgia muito mais avançadas e modernas. Além disso uma das perguntas mais comuns que os pacientes têm sobre a rinoplastia é se a cirurgia dói e se eles precisam usar talas. Neste texto, vamos explorar essas questões com mais detalhes.

Dor durante e após a rinoplastia


Os médicos realizam a cirurgia de rinoplastia utilizando anestesia geral ou sedação intravenosa. Ou seja, isso significa que o paciente estará dormindo e não sentirá nenhuma dor durante o procedimento. No entanto, após a cirurgia, é normal sentir algum desconforto e dor leve a moderada. A maioria dos pacientes descreve a dor como uma sensação de pressão e congestão na área do nariz e, às vezes, dor de cabeça. Porém o desconforto geralmente é tratado com medicamentos para dor prescritos pelo cirurgião plástico.

Em relação a dor, na maioria dos casos o pós-operatório é indolor, mas pode apresentar um sangramento nasal discreto nos primeiros dias. Apesar de ser uma cirurgia simples, é necessário repouso durante duas semanas, devido à obstrução que ocorre por conta do edema e do tecido de cicatrização.

Uso de talas após a rinoplastia

Os cirurgiões frequentemente usam talas após a rinoplastia para ajudar a estabilizar o novo formato do nariz e manter as estruturas no lugar durante o processo de cicatrização. No entanto, os médicos geralmente removem as talas cerca de uma semana após a cirurgia. Apesar disso o uso de talas não é obrigatório para todos os pacientes e depende da técnica utilizada pelo cirurgião plástico e do grau de correção necessária.

As talas são feitas de materiais leves e flexíveis, como plástico ou silicone, e são colocadas na parte interna do nariz. Por outro lado, as talas podem causar um pouco de desconforto na respiração para alguns pacientes, mas geralmente isso é temporário e desaparece assim que as talas são removidas.

Tampões Nasais

O uso de tampões nasais também não é mais comum, exceto em raros casos de sangramento anormal após a cirurgia. Por outro lado hoje utilizamos muito mais o splint septal, que consiste em duas lâminas de silicone colocadas ao longo do septo nasal, uma em cada lado. Eles ajudam na cicatrização e não causam grandes desconfortos ao paciente. ⠀

Preocupações

Além da dor e do uso de talas, há outras preocupações comuns que os pacientes têm em relação à rinoplastia. Por exemplo, muitos pacientes se preocupam com o tempo de recuperação e quando poderão voltar às suas atividades normais. Porém o tempo de recuperação varia de paciente para paciente, mas em geral, a maioria dos pacientes precisa de cerca de uma a duas semanas para se recuperar antes de voltar ao trabalho ou escola. No entanto, é importante lembrar que o tempo de recuperação pode variar com base na extensão da cirurgia e na capacidade de cada paciente de se recuperar.

Outra preocupação comum é a aparência do nariz após a cirurgia. A rinoplastia é uma cirurgia delicada e personalizada, e o objetivo é alcançar uma aparência natural e harmoniosa com o resto do rosto. No entanto, é importante lembrar que o resultado final da cirurgia pode levar alguns meses para se desenvolver completamente, à medida que o inchaço diminui e as estruturas do nariz se ajustam. Ou seja é importante seguir as instruções do seu cirurgião plástico e manter um acompanhamento adequado durante o período de recuperação.

Além disso, é importante lembrar que a rinoplastia não é apenas uma cirurgia estética, mas também pode melhorar a função respiratória do nariz. Bem como os pacientes que sofrem de desvio de septo ou outras anomalias respiratórias podem se beneficiar significativamente da rinoplastia, melhorando sua qualidade de vida.

Por fim, a rinoplastia é um procedimento seguro e eficaz para melhorar a aparência e/ou função do nariz. Caso você deseje fazer uma cirurgia no nariz, seja ela estética ou funcional, entre em contato com a equipe do Dr. Gustavo Motta

Rinoplastia dói?
Rinoplastia dói?